javascript:void(0)

domingo, julho 24, 2005

TEOREMA

Assistir a um filme de Pier Paolo Pasolini, 30 anos depois da morte do diretor, e 37 anos depois da realização do filme é sempre uma experiência emocionante e estranha.
Fui assistir Teorema hoje, pois na época de sua exibição eu tinha apenas 12 anos, e o filme era proibido até 18 anos - e eram outros tempos, outra repressão.... O filme foi um escândalo na época, e hoje, após tê-lo visto, posso entender o porquê.
O diretor lida com a destruição de uma família burguesa, expondo todas as convenções sociais que existiam numa família burguesa na época. E através da sexualidade, o que era um tema tabu na época.
O diretor mostra ainda a solidão das pessoas, a loucura que se esconde atrás da dita "normalidade" com que as pessoas mostram a cara na sociedade.
E ver Silvana Mangano é inesquecível. Que mulher! E Terence Stamp, que alguns anos atrás apareceu em Priscila, a Rainha do Deserto, jovem, com menos de 30 anos, é qualquer coisa.
Um filme que não deixa de ser datado, e que portanto não sei se vai agradar às novas gerações. Mas um filme de arte, um filme de um grande diretor. Prá quem gosta de cinema, imperdível.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

pode parecer saudosismo, mas realmente alguns tipos de filme jamais serão feitos novamente...mas, como diria o narrador de Teorema (o livro): "Por que olho fixo à minha frente, como se visse alguma coisa?"...[tommie]

3:58 PM  
Anonymous Anônimo disse...

OLÁ! PUXA, MUITO BACANA SUA VISITA AO MEU BLOG. ENGRAÇADO COMO A INTERNET NOS LEVA A TANTOS LUGARES, NOS PÕE EM CONTATO COM PESSOAS DIFERENTES. ESTE É O LADO BOM! ATÉ MAIS.

2:11 AM  
Anonymous Anônimo disse...

E COMO É BONITO SEU FOTOLOG! VC DEVE SER UMA PESSOA MUITO SENSÍVEL E HUMANA.

5:31 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Eu gostei muito do filme. Acho que o filme incomoda ainda hoje.

abraço

5:17 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial