javascript:void(0)

domingo, fevereiro 05, 2006

BROKEBACK MOUNTAIN

Fui assistir ao filme hoje à tarde. Devo confessar que fui sem grandes expectativas, principalmente após ter lido uma crítica num jornal daqui do Rio, na sexta feira.

Pois devo confessar que o filme me surpreendeu. De uma forma que eu não esperava, devo admitir. A ponto de dizer que o diálogo, quase no final do filme, entre Ennis Del Mar e o pai de Jack Twist, ter sido um dos mais cruéis e perfeitos que já vi no cinema. Às vezes na vida, como no filme, a gente só percebe que perdeu o que amava quando já é tarde demais. Às vezes a gente gosta de um filme porque ele fala sobre a vida da gente, sobre tantas coisas que já vivemos. E a gente chora nesses filmes - e chorei nesse, e foi muito bom tê-lo feito.

Muitas vezes na vida vi filmes com a referência “temática adulta”. Acho que para ter algum sentido essa referência, é necessário uma melhor qualificação nisso. E com Brokeback Mountain isso ficou mais explícito. Nem sempre quando jovem a gente já teve experiências que nos permitam entender a extensão do tema tratado nesse filme. E vi isso pelas críticas que li do filme, pela reação que amigos meus, blogueiros que conheço, entre outros, estão tendo ao filme. Brokeback Mountain não é apenas um filme sobre uma história de amor gay entre dois cowboys. É muito mais, e isso o torna um filme surpreendente.

O filme trata da intolerância, da incapacidade do ser humano amar, da incapacidade desse ser humano construir e viver a felicidade. De como em nome de uma “aceitação social”, deixamos de viver o que queremos, o que poderia fazer a nossa felicidade. Esquecemos que nunca sabemos o que vai acontecer amanhã. Sequer se estaremos vivos. Lembro uma frase que li alguma vez, que dizia algo do gênero, “A única questão de ser resistir a uma tentação é que podemos não ter uma segunda oportunidade”. O filme vai por aí. E por isso, ele é cruel. E é muito bom.

Além do diálogo que já referi acima, ouvir Ennis Del Mar falar, já na segunda parte do filme, no ritmo monocórdico dos americanos - tipo o Bush - que ouvimos em tvs, filmes, ver a reação de sua esposa no filme quando descobre que o marido é apaixonado por Jack – são momentos do mais puro cinema – momentos em que as ações e as reações dos personagens se aproximam de todos nós, e mostram de forma direta que todos somos seres imperfeitos.

Não é um filme fácil, nem mesmo um filme comercial. A indicação para o Oscar é então uma surpresa... não pelo prêmio em si, mas pelo reconhecimento a um filme que trata das incapacidades humanas. Kack Gyllenhall e Heath Leadger estão ótimos. É uma história de amor – e como diz Tommie, “...me surpreendeu pela maneira com que fala de amor, esse tema tão mal falado” - e histórias de amor são monótonas – críticas que já ouvi ao filme, que é “lento”. A diferença é que mostra uma história de amor entre dois homens – e num ambiente em que histórias de amor entre dois homens são absolutamente inaceitáveis. E lembra a todos nós que essa época em que vivemos, onde ao menos aparentemente essas histórias são mais aceitas, que nem sempre foi assim. E não era assim há muito pouco tempo atrás.

5 Comentários:

Blogger Unknown disse...

bom, eu espero tudo isso e mais um pouco deste filme.
fiz um escandâlo para assistí-lo na sexta de estréia, mas fiquei bebendo com o povo da agência num happy hour e perdi a hora. meu namorado e amigos foram ao cinema e eu, que era o mais insandecido pra ir, fiquei. agora quero ir, mas sozinho. é birra mesmo...rs

9:45 AM  
Anonymous Anônimo disse...

OLÁ! NUM FIM DE SEMANA, VER ESTE FILME DUAS VEZES JÁ SIGNIFICA ALGO, NÃO? RSSS. BELÍSSIMO,TRISTÍSSIMO, DA PRIMEIRA VEZ SAÍ COM O PEITO DOENDO TANTO QUE PERCEBI QUE HAVIA PERDIDO MUITO DO FILME, POR ISSO, LOGO NO DIA SEGUINTE, FUI VÊ-LO DE NOVO. CAPTEI MAIS COISAS, MAS O PEITO SAIU DOENDO DE NOVO, ASSIM COMO OS OLHOS ÚMIDOS. ME TOCOU DEMAIS, ME IDENTIFICO MUITO COM JACK TWIST, COM SUA FÉ E SUAS NECESSIDADES AFETIVAS, SUA GARRA, APESAR DE ENTENDER ENNIS POIS JÁ FUI MUITO ENNIS. EMOCIONANTE.

12:13 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Bom...já não estou mais me sentindo a última das criaturas por não ter assistido o filme...
Se o Dan que tava ensandecido não foi, imagine eu que nem tô tão empolgada assim....ehehehe

11:45 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Sinto no ar um cheiro de questionamento...será?[tommie]

1:21 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Ralph... sumi um bocadinho mas voltei numa ótima hora!!! BM é lindo. Só questiona isso quem vive por sob camadas de insensibilidade. E eu nunca diria que ele é lento. A questão é que muito do que se passa é apenas 'sentido' e não 'dito', o que exige de quem está do outro lado uma 'entrega' maior. Eu me senti sugado pra dentro daquele mundo naquelas 2 ou 3 horas...

8:31 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial