javascript:void(0)

sábado, janeiro 26, 2008

ATONEMENT


Uma de minhas irmãs achou o filme muito chato. Já Mabel havia gostado muito, e afirmado que eu gostaria também.

Fui ver. Do autor do livro no qual o filme se baseia, Ian McEwan,já li, há tempos, “Cães Negros”, um livro que gostei. E que, me lembro, me incomodou muito.

Tipo assim, as histórias nos dizem aquilo que nossa experiência pessoal nos permite ver. E isso, em última instância, não deixa de ser lastimável. Afinal, ao não aprendermos com os outros, tendemos a repetir situação que de outra forma poderiam ser evitadas. Poderíamos até, ousaria dizer, sermos felizes.

O filme mostra as impossibilidades. Seja por causas nossas, seja por causas externas (como no filme), temos sempre a facilidade e a tendência de não sermos felizes.... E quando percebemos o tempo e as oportunidades perdidas, aí, em geral, já costuma ser tarde...

***

É um filmaço. Envolvente, bonito. Cruel. Com ótimos atores, belíssimos - Keira Knightley (indicada ao Oscar de melhor atriz), James McAvoy, Saoirse Ronan – ótima fotografia e trilha sonora. As cenas de guerra, que para alguns pareceram demasiadas, para mim, são perfeitas. Um filme imperdível. Cruel, mas imperdível.

***

Vou ler o livro em breve. Não só esse, mas outros do mesmo autor também.

2 Comentários:

Blogger Marshall disse...

não vi o filme ainda, vou dar um jeito de ver..
Muito legal o blog!
abraço

8:41 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Esse filme foi um soco na boca do meu estômago, por várias razões. Eu saí do cinema todo mexido por dentro, o que eu acho que é um saldo positivo. Gosto de filmes que me fazem pensar.

3:42 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial