javascript:void(0)

terça-feira, março 07, 2006

Sobre o Oscar

Não vi Crash, portanto não posso comentá-lo. Vou transcrever aqui os comentários de Ana Maria Bahiana
São bastante interessantes:

"O espectro do preconceito continua rondando a discussão em torno do resultado final dos Oscars.

Para compreender melhor essa e outras questões no contexto americano, é bom saber que os Estados Unidos são, hoje, um país dividido em dois. Usando como referência as cores oficiais dos partidos políticos ( que dão um resultado inverso no Brasil), existem os "estados vermelhos", conservadores, pró Bush, que votam no partido Republicano ; e os "estados azuis", liberais, anti Bush, eleitores do partido Democrata e de candidatos não-alinhados.

Todas aquelas referências a "estar fora de contato com a realidade" que foram ouvidas durante a festa do Oscar eram alusão a uma crítica constante feita pelos "estados vermelhos" de que os "azuis", como a Califórnia e sua figura de proa, Hollywood, não entendem o que se passa na "verdadeira" América. E que escolher filmes como Brokeback era prova disso.

É bom ver dentro dessa perspectiva a motivação da Academia ao lançar seus votos finais."

E

"O dia seguinte: a sensação que prevalece é que lesaram O Segredo de Brokeback Mountain. Era para ter vencido, e venceu, a nível de Oscar, apenas parcialmente: os prêmios que realmente definem o vitorioso de um ano foram para Crash-No Limite.

Há muitas teorias e sentimentos voando pela indústria e pela mídia. Duas que respeito são do Carpetbagger do New York Times e do sempre sábio Kenneth Turan do Los Angeles Times. Turan coloca a coisa em termos muito simples: há filmes que vencem por perder (como Touro Indomável, por exemplo, para citar só um. Na área do filme estrangeiro, ó céus, Central do Brasil e Cidade de Deus).

Foi o que aconteceu com o filme de Ang Lee. Sua vitória mais profunda é o que já aconteceu- a travessia para corações e mentes do público do mundo inteiro, com toda a sua carga de inquietação, tristeza, desconforto, ameaça, encantamento. Isto é o que faz um grande filme: aquele que é tão poderoso que você não para de falar nele, contra ou a favor, muitas horas e muitos dias depois de tê-lo visto. Ou aquele que, como você leu aqui, dá medo de ser visto. Medo de ser visto: um filme sem armas, sem sangue, sem tortura, sem monstros, sem violência, sem sadismo. Um filme sobre amor, profunda e completamente sobre amor, sobre o que nos torna humanos e, portanto, divinos, em toda a nossa complexidade. (grifos meus)

Mas mexer com o vespeiro da sexualidade humana é mais complicado, ameaçador e poderoso do que mexer com qualquer outro de nossos temas sensíveis.Como Turan coloca tão bem, na intimidade do voto anônimo o establishment da Academia pediu arrego. Já lhe pareceu bastante que Brokeback tenha chegado onde chegou. Mais seria...seria... seria... perigoso? Repugnante? Ameaçador? Queria ser uma mosca para olhar esse pessoal hoje, diante do espelho.

Não sou da turma que odeia Crash. É um bom filme, muito bem construído e urdido, com interpretações magníficas, uma bela trilha e minha canção favorita, além de ser a cara da minha cidade querida, Los Angeles. Mas não é o melhor filme do ano. Suas pretensões – nobres, sem dúvida – são maiores que sua capacidade de expressá-las fluentemente e, freqüentemente, isso se traduz numa linguagem estenográfica que flerta com o clichê.

Mas é um filme "seguro". Numa safra recheada de minas subterrâneas de temas “perigosos”, Crash expressa aquilo que é palatável para o veio principal da Academia.

É uma vitória. Mas não é A Vitória. Essa, tempo e história dirão."


Como eu disse, não assisti Crash. Mas continuo achando que garfaram Brokeback Mountain.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Como eu não vi nadica de nada dos filmes, não posso dar a minha opinião... Mas em solidariedade ao movimento acho que o Brokeback devia ter ganho!!!hahaha

12:19 AM  
Anonymous Anônimo disse...

ACHO QUE BROKEBACK REALMENTE JÁ GANHOU. E O QUE É MESMO O OSCAR, ALÉM DE ALGO SIMBÓLICO? VALE O QUE O FILME JÁ CAUSOU POR AÍ.

4:23 PM  
Blogger Vanessa Riboldi disse...

Olha quem fala, né?! Também demora dias pra atualizar ehehe ..
E obrigada pela msg no celular!

8:15 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Ouvi dizer que 'Crash' está pra sair em DVD... não sei se terá o mesmo impacto que na telona, mas acho que vc tinha que assistir. Despido de todo e qquer preconceito. Foi o melhor filme do ano mesmo. Por tudo. Veja e depois comente.

4:49 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial