javascript:void(0)

domingo, setembro 17, 2006

O Maior Amor do Mundo (Cacá Diegues)

O filme surpreende. Fui achando que nem ia gostar - liguei ontem prá Mabel prá irmos ao cinema, e ela propôs assistirmos a esse. Tive um estranhamento na primeira cena, mas que desapareceu de imediato. A história te envolve, surpreende a cada momento - e não é uma idéia brilhante colocar toda a história se desenvolvendo em uma favela da Baixada Fluminese? Como diz L. Maia, o crítico do Jornal do Brasil, "Diegues fotografa a pobreza da Baixada Fluminense sem tom de denúncia, sem expor juízos. Deixa que ela fala por si." O Rio e o Brasil são também (também?? principalmente??) a Baixada Fluminense.

O filme traz elementos de épocas - a derrota do Brasil na Copa de 50, a ditadura militar e a resistência armada. Traz elementos atuais - o rap, a violência nas favelas. E conta uma história fascinante, com toques de irrealismo de um mestre do cinema. Isso tudo num Brasil, num Rio de Janeiro feios e pobres, que chegam em alguns momentos a incomodar. É perfeito.

E um elenco muito bom dá brilho ao filme. E muito bom é pouco para descrever o desempenho de José Wilker. Ele está simplesmente fantástico no seu personagem.

Imperdível.

2 Comentários:

Blogger Ale Lima disse...

Tenho algumas restrições a CACA DIEGUES , pelos autos e baixos, mas depois que vi DEUS É BRASILEIRO pode ser que eu me empolgue a ver esse filme...Valeu pela dica..Bjs

8:39 PM  
Anonymous Anônimo disse...

e eu estou com ingressos free pra ver o danado e não vi ainda.. humpf...

10:57 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial