javascript:void(0)

segunda-feira, maio 28, 2007

ALPHA DOG

Nick Cassavetes não nega o nome. Filho do grande diretor John Cassavetes, também está indo pelo caminho do pai. Nesse "Alpha Dog" ele trata, com extrema sensibilidade, de uma história tenebrosa, real, e que teve seu desfecho no Rio de Janeiro, com a prisão do principal responsável pelos acontecimentos alguns anos atrás.

Uma história real que é totalmente improvável, a história de um crime que teve inúmeras testemunhas e que se arrastou durante 3 dias. Uma história de uma juventude americana, de familias americanas bem situadas, e o colapso e a falência de relações familiares. Uma história que mostra a tênue linha que separa o assim chamado "mundo do bem" do "outro lado".

Um ótimo elenco, muito bem dirigido. Sharon Stone e Bruce Willis no papel de mãe e pai de personagens distintos - e passam a própria estranheza do surrealismo da história. Os atores jovens estão todos muito bem - em especial, Anton Yelchin, no papel de Zack Mazursky - seu olhar e sua expressão traduzem todo o tipo de sentimento que o personagem passa durante a história - sua expressão na cena final é estonteante. E Justin Timberlake, no papel de Frankie, e Emile Hirsch, no papel de Jonhny Truelove - o tal do principal responsável pelos acontecimentos - também estão ótimos.

Gostei muito do filme. Mas é um filme imperdível? Não sei dizer, muito menos recomendar. Uma história violenta tratada com uma sutileza impar. Mas uma história muito incômoda. Depois de assistir ao filme, tudo o que nós queriamos era tomar um conhaque.

Mas, sem dúvida, um filmaço.

Marcadores: ,

segunda-feira, maio 14, 2007

...

"L'HOMME SANS FOLIE EST PLUS PETIT"

sábado, maio 12, 2007

Poema de F. Pessoa a quem não vai ler

“EROS E PSIQUE”

Fernando Pessoa

Conta a lenda que dormia
Uma Princesa encantada
A quem só despertaria
Um Infante, que viria
De além do muro da estrada.

Ele tinha que, tentado,
Vencer o mal e o bem,
Antes que, já libertado,
Deixasse o caminho errado
Por o que à Princesa vem.

A Princesa Adormecida,
Se espera, dormindo espera.
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde, uma grinalda de hera.

Longe o Infnate, esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado.
Ele dela é ignorado.
Ela para ele é ninguém.

Mas cada um cumpre o Destino –
Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo processo divino
Que faz existir a estrada.

E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada fora,
E falso, ele vem seguro,
E, vencendo estrada e muro,
Chega onde em sono ela mora.

E, inda tonto do que houvera,
À cabeça, em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia

domingo, maio 06, 2007

Enfim

O Flamengo é o campeão carioca de 2007. Apesar de todos os erros cometidos pela direção do clube, da torcida contra de imprensa que em geral torce pelo Botafogo ou, contra o Flamengo, mais uma vez demonstramos que somos um time de chegada. MENGO!!!!!!!!!!!!!!

*****

Assisti "Batismo de Sangue". Gostei muito. Uma incômoda volta aos anos de chumbo brasileiros, que já paredem tão distantes, mas os acontecimentos do filme aconteceram há apenas 35 - 40 anos. O que pode parecer muito, mas na verdade não é. Tá logo ali...

Uma fantástica reconstituição do clima da época, atores impecáveis - em particular o Caio Blat e o Daniel de Oliveira. Chorei no filme. Não tenho problemas em afirmar isso. Não é um filme fácil. Nem todos vão gostar. Afinal, foi prá isso que tanto lutamos pela democracia. Para podermos, entre outras, gostar de coisas diferentes. E não precisar ter vergonha de assumir isso.

*****

Quanto às questões profissionais que me incomodavam, e de certa forma ainda me incomodam, decidi-me por ligar o foda-se.

*****

Enfim, não vale a pena. Aliás, nem mereço isso.

*****

Por fim, R. continua na minha vida. No que isso vai dar? Vou mandá-lo assistir Brokeback Mountain.